As tendências do MKT Digital para 2018
As tendências do MKT Digital para 2018
As tendências do MKT Digital para 2018, são os meios online mais utilizados pelas empresas para a divulgação e comercialização de produtos.
Dessa forma, conseguem chegar rapidamente aos consumidores de forma relevante e com mais eficiência.
Este tipo de marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais.
Desta maneira, irá ser mais eficaz no marketing direto, conseguindo assim, potencializar o marketing tradicional.
Para que tudo tenha um resultado predominante no mkt digital, é necessário efetuar um plano de ação.
Deste modo, podemos ter uma visão do objetivo a ser alcançado.
Após esta fase, refiro que também é apropriado ter conhecimento dos meios a utilizar, de forma a potenciar resultados.
Em suma, deveremos tratar o cliente de forma singular e personalizada.
Assim como, conhecer o projeto minuciosamente, para assim, implementar a área digital no plano de marketing anteriormente executado.
O Marketing Viral ou Viral Marketing:
O Viral Marketing é utilizado para propagar mensagens a título comercial de forma a exponenciar o “anúncio” pretendido.
Já mantivemos na nossa história, um filme que, na sua fase de lançamento não teria a popularidade que teve, após ter investido no Viral Marketing.
Neste momento, é um dos filmes mais vistos de sempre e dos mais rentáveis da história.
Algumas das chaves para conseguir um bom anúncio de Viral Marketing, é que suscite dúvidas no consumidor, sobre a veracidade da mensagem que está a visualizar.
Desta forma, consegue despertar o interesse do target, suscitando curiosidade.
O Marketing de conteúdo:
Investir em marketing de conteúdo é uma necessidade para as empresas.
O conteúdo é central e é uma oportunidade para o bom posicionamento a nível digital.
A aposta na originalidade do mesmo, irá servir como forma de satisfazer as necessidades dos clientes.
Não devemos esquecer a sua ligação ao posicionamento SERP (resultados das pesquisas nos motores de busca).
Para que seja atingido este nível é importante ter uma estratégia organizada e planeada para a produção de conteúdo.
Uma criação de conteúdos bem pensada e delineada pode dar credibilidade à empresa.
Consequencialmente, poderá exponenciar as suas vendas.
A importância da Geração Z:
A Geração Z são todas as pessoas que nasceram entre 1994 e 2010 e estão a ganhar mais impacto perante as marcas que a geração anterior.
Se pensarmos bem estamos a falar de jovens, os mais velhos com 24 anos no máximo.
Estes estão a entrar no mundo do trabalho e por isso começam a ter poder de compra.
As marcas olham para este público como uma oportunidade de vendas.
Chegando até eles através de um mundo bem conhecido desta geração: as redes sociais.
O Facebook, o Instagram, o Snapchat, entre outras, contam com os jovens como maiores utilizadores destas redes e a estratégia centra-se numa comunicação direta na sua “área de conforto”.
O Chatbot:
O chatbot é um programa de computador destinado a fazer o que lhe foi programado como simular uma conversa humana.
Este método permite-nos automatizar tarefas repetitivas do dia-a-dia e ter tempo para outras atividades.
No meio empresarial, as empresas selecionam processos vantajosos.
(como a venda do produto ou serviço, o processo de pagamento do mesmo ou até esclarecer dúvidas constantes).
Estes processos são adaptados num fluxograma, estruturados sob diálogo e inseridos numa plataforma escolhida pela empresa.
Ao falarmos de chatbots é quase obrigatório referirmos a inteligência artificial.
Pois ao juntarmos as duas obtemos perguntas que não foram programadas mas que nos dão respostas certas.
O chatbot é utilizado para vários fins e cada empresa deve adequar o seu, mediante os seus objetivos e necessidades.
Desde vendedores online, apresentações e demonstrações de produtos nas redes sociais das empresas como forma de inspirar os utilizadores à compra através da interação com imagens e vídeos, conversadores em sites para esclarecer dúvidas ou oferecer recomendações de forma gratuita, os bots têm o objetivo de serem importantes no apoio à empresa, no relacionamento com o cliente e na prestação de um serviço a potenciais clientes.
É seguro afirmar que os chatbots são o princípio de uma nova era de atendimento ao cliente.
Há quem acredite que até 2020 as pessoas falarão mais com os bots do que com as pessoas à sua volta!
Social Media Search:
É de conhecimento geral que, nos tempos de hoje, as redes sociais têm um grande peso.
Tanto para o conhecimento, como para a partilha de informação de marcas.
Estas plataformas online, permitem aos consumidores uma relação de proximidade com a empresa.
Executando a partilha de recomendações, sugestões e avaliações da empresa e dos seus serviços.
E esta informação pode ser vista por milhares que pessoas.
Poderá ser partilhada em vários perfis pessoais fazendo com que o nome da marca chegue mais longe num curto período de tempo.
As redes sociais como o Facebook, o Instagram, Youtube e outras redes de partilha estão a transformar-se cada vez mais em motores de pesquisa para os consumidores, devido ao seu fácil acesso e rapidez na passagem de informação.
Conteúdo em áudio:
O conteúdo em áudio tem vindo a ocupar um grande espaço no dia-a-dia dos utilizadores que procuram poupar e melhorar o seu tempo.
Optam por ouvir conteúdos do seu interesse, em vez de ler ou ver, para que possam realizar outras atividades em simultâneo.
Desta forma é permissível oferecer ao público várias opções de formato produzido do mesmo conteúdo.
É possível promover produtos e serviços através do conteúdo em áudio.
É muito importante que as marcas tomem consciência de que é um formato mais íntimo.
Por isso a intrusão não é uma boa estratégia.
Até porque só levam ao enfartamento e irritação dos consumidores com mais facilidade, principalmente quando são interrompidos.
Para que o consumidor seja alcançado é necessário definir linhas estratégicas e um áudio adequado.
Desde os conteúdos ouvidos, a forma como são expressados e o timbre utilizado.
O cliente tem de entender a mensagem que está a ser transmitida e principalmente envolver-se no conteúdo que está a ouvir.